Comitiva chinesa visita Unicamp para estreitar relacionamento em P&D

Com foco em parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias em cidades inteligentes e energia, a Unicamp recebeu, no último dia 29, a visita do presidente e diretores do Instituto Chinês de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPRI) e de representantes da empresa chinesa State Grid Corporation. O grupo, que detém um dos maiores Institutos de Pesquisa do mundo na área de energia elétrica, é proprietária da CPFL Energia, instituição que já realiza projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com a Universidade. Com a instalação de uma nova sede do CEPRI no Brasil, o Instituto pretende desenvolver novos projetos no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Esta é a primeira universidade brasileira que visitamos e é uma satisfação estar na Unicamp”, completou Guo Jianbo, presidente do CEPRI. O estreitamento das relações também é visto com bons olhos pela Unicamp, que tem na missão a sinergia entre Universidade-Empresa. “Esta área de energia e sustentabilidade é de grande interesse não só para a Unicamp, mas para a região e para o Brasil. Esta parceria vai, certamente, gerar frutos positivos. Agora, é essencial que sempre mantenhamos nossos olhos no futuro para que esta sinergia se fortaleça e para que seus benefícios e impactos sempre se alinhem com nossa missão”, completou a Professora Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral e reitora em exercício da Unicamp.

O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, defende que o Parque Científico e Tecnológico da Universidade está apto, inclusive, a abrigar o Instituto que irá alavancar projetos de P&D deste porte com a academia e a indústria. A ideia é que a Unicamp possa contribuir com a expertise já adquirida no setor energético, em sua parceria com a CPFL, e se beneficiar do conhecimento da CEPRI, gerando tecnologias para reverter desafios relacionados ao abastecimento de energia elétrica.

Por Carolina Octaviano, da Inova Unicamp

Sorry, the comment form is closed at this time.