Notícias

Convênio do HIDS é aprovado na CAD Unicamp

No dia 09 de junho o Convênio para a Criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (HIDS), foi aprovado na Câmara de Administração (CAD), da Unicamp. Com isso, ele está pronto para assinatura da Unicamp e das demais partes envolvidas.

O Convênio é um acordo guarda-chuva (sem investimentos e custos financeiros) entre as 14 instituições que formam o Conselho Consultivo do HIDS, podendo abrigar acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre elas. A assinatura do Convênio por todas instituições do Conselho do HIDS vai formalizar sua existência. “Este é um marco fundamental para firmarmos os alicerces que permitirão que este projeto virtuoso e de longo prazo possa ser concretizado pelas futuras gestões que se sucederem em cada uma das instituições que compõem o HIDS”, disse o professor Marco Aurelio Pinheiro Lima, que coordena o HIDS na Unicamp.

Instituições que compõem o Conselho do HIDS. Convênio deve facilitar o estabelecimento de parcerias

O HIDS representa uma oportunidade de integração com a cidade de Campinas, podendo se constituir em um laboratório vivo, bem como um modelo de distrito inteligente e sustentável, que tem como premissa a articulação de instituições dos setores público e privado para prover ações que impulsionem o desenvolvimento econômico da região apoiado nos valores do desenvolvimento sustentável – em especial, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Convênio deve facilitar o estabelecimento de parcerias entre as instituições do HIDS para o desenvolvimento desses laboratórios. “O HIDS pode iniciar a promoção do desenvolvimento e aprimoramento de diversas atividades entre os seus atuais integrantes, buscando, para isto, identificar e explorar as sinergias entre elas. Neste sentido, o convênio para o estabelecimento do HIDS é essencial para iniciarmos esta exploração e para darmos continuidade aos trabalhos de sua proposição”, disse o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

O texto do Convênio foi elaborado pela equipe de trabalho da componente responsável pela construção do modelo jurídico do HIDS. De acordo com Josué Mastrodi, professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que coordena essa equipe, a organização das instituições sob a estrutura desse Convênio é o primeiro passo para consolidar o HIDS e permitir sua institucionalização junto à sociedade civil, à prefeitura de Campinas e ao Governo do Estado. “Nosso planejamento busca estruturar o HIDS e permitir que o projeto se torne efetivo antes das transições de gestão da reitoria da Unicamp e dos poderes executivo e legislativo de Campinas, entre o final deste ano e início do próximo”, disse.

Dentre outras funções, a CAD propõe medidas que visem ao aperfeiçoamento da administração geral da Unicamp, elabora propostas de dotação orçamentária encaminhadas pelas Unidades Universitárias e estabelece normas para os concursos de provimento dos cargos de servidores técnicos e administrativos. Após a aprovação nessa instância da Unicamp, o texto do Convênio terá que ser aprovado na Prefeitura de Campinas, Governo do Estado de São Paulo, Sanasa e CPFL.

Depois disso, haverá uma cerimônia de assinatura com todos os membros do Conselho.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.