Estudos

Veja abaixo alguns estudos e pesquisas sobre a Fazenda Argentina e sobre o HIDS.

Projeto FIPE-FAPESP “Implantação de Ambientes de Inovação e criatividade no Estado de São Paulo”. Trata-se de um estudo aplicado cujo objetivo é estabelecer parâmetros conceituais e operacionais para a implantação de distritos de inovação nas metrópoles de São Paulo e Campinas.

O arquivo ao lado é o Sumário Executivo do projeto que aborda uma proposta para a Fazenda Argentina, território que é parte da área de planejamento do HIDS. Clique na imagem para acessar o documento.

Projeto Transformação Digital de Campinas (BR-T1374)
Produto 2: Desafios e Oportunidades para a Transformação Digital de Campinas.

Financiado pelo BID, o objetivo geral deste estudo é contribuir para a construção de uma estratégia de transformação digital da cidade de Campinas, com um recorte direcionado para Internet das Coisas (IoT) e Indústria.

Projeto Transformação Digital de Campinas (BR-T1374)
Produto 3: Diretrizes Estratégicas para o Ecossistema da Região Metropolitana de Campinas.

Financiado pelo BID, o documento apresenta as diretrizes estratégicas para o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da cidade de Campinas e sua região metropolitana (RMC). As diretrizes foram elaboradas a partir da identificação e análise de desafios sistêmicos (horizontais) do ecossistema da RMC, realizados no período de abril a setembro de 2018.

Projeto Transformação Digital de Campinas (BR-T1374)
Produto 4 – Propostas para a Transformação Digital da Região Metropolitana de Campinas.

Financiado pelo BID, o documento apresenta propostas para a transformação digital da cidade de Campinas, com base nas tecnologias da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0 (I.4.0). As propostas foram elaboradas a partir da identificação e análise das capacidades disponíveis de IoT e I.4.0 em Campinas e sua região metropolitana e das demandas da cidade de Campinas para a transformação digital nas verticais de mobilidade, eficiência energética e saneamento, saúde, segurança e processo industrial.