Notícias

Instituto ELDORADO inaugura o primeiro laboratório de testes para tecnologia 5G em terminais móveis

O Instituto ELDORADO acaba de lançar o primeiro laboratório no Brasil para que fabricantes analisem e validem os dispositivos de quinta geração (5G). No ambiente, é possível simular todas as condições de operação dos dispositivos destinados a redes 5G, de acordo com os requisitos definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, os fabricantes poderão solicitar a certificação e homologação dos equipamentos que operam nessa nova tecnologia. A aprovação nos testes exigidos pela Anatel é condição para que esses equipamentos sejam comercializados no Brasil.
“O ELDORADO segue acompanhando o cenário de evolução tecnológica. A implantação do laboratório, em sincronia com o lançamento das redes comerciais 5G no país, reafirma o compromisso do Instituto em inovação, seguindo como uma das maiores e mais modernas infraestruturas laboratoriais do país”, afirma Alessandro Andreo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios.

O laboratório 5G permitirá testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), Segurança Elétrica, Radiofrequência (RF) e SAR (Specific Absorption Rate) em dispositivos móveis nas redes 5G NSA (non-standalone) e SA (standalone), na faixa de frequências FR1 (410 MHz a 7,125 GHz). De acordo com Marcos Rezende, Coordenador Técnico do Laboratório, a nova infraestrutura contribui efetivamente para que a tecnologia 5G seja implementada com segurança para o usuário, proteção do espectro radioelétrico e qualidade dos serviços no Brasil.

Sobre o Complexo laboratorial – O ELDORADO investe constantemente em sua infraestrutura tecnológica e um dos grandes destaques é o complexo laboratorial, de mais de 3.000 m2, que conta com o que há de mais moderno e inovador na área. O Instituto busca, nesse sentido, atuar como um indutor tecnológico, provendo infraestrutura no estado da arte, formando e capacitando recursos humanos no exercício real e efetivo em ensaios e testes de produtos com agilidade.
São mais de 20 laboratórios entre eles a câmara OTA (Over-the-Air), 100% anecóica, que permite o desenvolvimento e a modelagem de antenas e transceptores integrados, incluindo os dispositivos com tecnologias de vanguarda, como antenas especiais para IoT, chamadas “wearable textile antennas”. O equipamento, único na América Latina, é usado para desenvolver e validar sistemas de transmissão de sinais wireless, além de contar com uma câmara semi anecóica, de 10 metros e um quiet zone de 5 metros, que permite o desenvolvimento de testes de equipamentos de grande porte.

Sobre o Instituto ELDORADO – Em atuação desde 1999, o ELDORADO completa 21 anos como um centro único em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Brasil, historicamente dedicado a TI & Telecom. O Instituto conta com uma carteira de clientes que concentra grandes empresas nacionais e internacionais, e atua em quatro unidades – Brasília, Campinas, Porto Alegre e Manaus. Além disso, ao longo desses anos, é presença constante em rankings de reconhecimento nacional, que destacam as melhores empresas para trabalhar do país, como o Guia Você S/A. O ELDORADO trabalha em um processo de Inovação Aberta, promovendo ideias, pesquisas e soluções com o objetivo de aumentar a produtividade, a eficiência e o time-to-market e também reduzir os riscos e os custos de operação. Há alguns anos, o Instituto empreende esforços na diversificação de seu portfólio para mercados como Energia, Agronegócio, Óleo e Gás, Saúde, Automotivo, entre outros. Como resultado, apresenta cases de sucesso e grande know-how em tecnologias emergentes, como IoT, Big Data, Analytics, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, IA, Cloud, Comandos de voz, entre outras, e tem conseguido expandir suas verticais de negócio.

O Instituto ELDORADO é um membro do Conselho Consultivo do HIDS.

Por Malu Legaspe – Coordenadora de Comunicação ELDORADO

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.