Notícias

Os desafios da complexidade ambiental

Uma das atividades multidisciplinares que serão oferecidas na Unicamp no primeiro semestre de 2020 é a disciplina “Antropoceno: desafios da complexidade ambiental” (AM088), cujo objetivo é divulgar para um público amplo a emergência ambiental que estamos vivendo e suas interações e desdobramentos sociais, políticos e econômicos.

A disciplina é coordenada pela professora do IFGW, Gabriela Castelhano e co-organizada pelos professores: Cristiana Simão Seixas (NEPAM/IB), Emília Wanda Rutkowski (FEC) e  Luiz Marques (IFCH).

As aulas consistirão em breves exposições (30 a 40 min), dentro de um dos quatro eixos propostos por um dos professores envolvidos, seguidas de uma roda de conversa para debate do tema.

1. Mudanças climáticas;

2. Declínio da biodiversidade;

3. Poluição e intoxicação dos organismos;

4. As propostas e políticas em pauta para mitigação e adaptação a curto e médio prazo, com ênfase no papel da ciência e da Universidade),

Espera-se que os estudantes leiam material relativo aos temas que serão tratados em cada aula e participem de discussões realizadas em cada aula na forma de rodas de conversa. Ao final do curso, espera-se que os estudantes desenvolvam um projeto relacionado aos temas discutidos: o projeto deverá ser ou no sentido de divulgação dos temas discutidos, ou no sentido de atuação em relação a esses temas. A avaliação será feita por meio de resenhas individuais sobre textos lidos antes das aulas (peso 4) e por um trabalho final, em grupo, consistindo de um projeto de divulgação de algum dos conteúdos discutidos ao longo do semestre (peso 4). A participação qualificada nos debates em sala de aula também será considerada (peso 2).

Não há pré-requisito para participar da disciplina.

As aulas serão oferecidas às sextas-feiras, das 16h às 18h, na sala PB18.

Professores confirmados: Gabriela Castellano (IFGW), Simone Vieira (NEPAM), Peter Groenendijk (IB), Luiz Marques (IFCH), Mathias Pires (IB), Cristiana Seixas (NEPAM), Carlos Joly (IB), Mohamed Habib (IB), Ricardo Isaac (FEC), Ademar Romeiro (IE), Emília Rutkowski (FEC) e Rosana Corazza (IG).

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.